VALORES FAMILIARES NA INFÂNCIA

Qual a importância dos valores familiares na infância?

Os valores familiares são essenciais na formação da personalidade e dos valores de uma criança. Eles ajudam no desenvolvimento de uma consciência moral forte, a lidar melhor com os desafios da vida e a se relacionar de forma mais positiva com os outros.

A infância é um período crucial na formação da personalidade e dos valores de uma criança. Nessa fase, a família desempenha um papel fundamental na transmissão de valores e princípios que irão moldar a forma como a criança se relacionará com o mundo ao seu redor. É por isso que a transmissão dos valores familiares são tão importantes na infância, tanto em casa quanto na escola.

Família: projeto de DEUS

Partindo do princípio de que a família é a célula-base de uma sociedade madura e saudável, cremos e vivemos os princípios divinos destinados à manutenção desta obra-prima de Deus. É o lugar onde aprendemos a amar, a cuidar, a se relacionar e nos desenvolver como seres humanos, uma criação divina que tem como propósito principal promover o amor e a harmonia entre as pessoas. 

Assim, os valores familiares são aqueles transmitidos de geração em geração e que refletem a identidade e as crenças da família. São exemplos de destaque: respeito, honestidade, responsabilidade, compaixão, amor, perdão, entre outros. Esses valores são ensinados através do exemplo, da comunicação e da prática diária, e podem ter um impacto duradouro na vida da criança.

Impacto dos valores familiares na infância

Quando uma criança é exposta a valores positivos desde cedo, ela desenvolve uma consciência moral mais forte e uma maior capacidade de se relacionar com os outros de forma positiva. Isso pode ajudá-la a tomar as melhores decisões na vida, a ser mais compassiva e empática, e lidar melhor com situações complicadas. Além disso, ter uma base sólida de valores familiares pode ajudar a criança a enfrentar os desafios da vida com mais confiança e competência.

Valores familiares na educação

Sabemos que a educação vem de berço, e isso está longe de ser um clichê. Mas o que diferencia a formação plena de um indivíduo também passa pela escola em que ele estuda. O ambiente escolar deve, assim como a família e em conjunto com ela, fomentar a prática desses valores básicos, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais justa, assim como o próprio Deus nos ensina: Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando crescer não se desviará dele. (Pr 22,6).

Assim como a família, a escola, por meio da Educação Cristã, tem por intuito conduzir a criança nos caminhos de Deus, pois enxerga que “a maior necessidade do aluno é de um renascimento espiritual que coloque Deus no centro da existência”, para que ele trilhe um caminho seguro na vida. (…) É impossível chegar ao destino a menos que você saiba para onde está indo”, conforme diz George Knight, historiador e educador cristão.

Na Escola Pequeno Aprendiz, a importância dos valores familiares é reconhecida desde o início. Os alunos são encorajados a desenvolvê-los e praticá-los em sua vida diária. Isso inclui respeitar os outros, ser honesto e justo, e tratar os outros com amor e compaixão, entre outras atitudes positivas. Através de atividades educativas, exemplos de comportamento e da prática do ensino religioso, a escola ajuda as crianças a desenvolverem valores que irão acompanhá-las por toda a vida.Quer matricular seu filho em uma escola comprometida com os seus valores e os da sua família? Clique aqui e agende uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima